Contato

Tradutor

Caso queira receber conteudos novos por email

http://docverdade.blogspot.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Documentarios, filmes, livros, textos e videos com idéias e pensamentos libertarios ou de assuntos diversos, com intenção de consientizar e mostrar a verdade, coisa que o midia atual tenta evitar

Larry Portis (1943-2011)

Larry Portis (1943-2011)

Recebemos através de Ronald Creagh a triste notícia da morte do companheiro Larry Portis, nascido dia 03 de julho de 1943 em Bremerton, Washington, EUA; falecido em 04 de junho de 2011 em Soudorgues, Gard, França.
Conhecemos Larry e sua companheira Chistiane durante o Colóquio Internacional Libertário – História do Movimento Operário Revolucionário, organizado em 2004 pela Editora Imaginário em colaboração coma FARJ e o Coletivo Anarquista Terra Livre. Veja aqui mais sobre o que foi o Colóquio:
http://raforum.info/spip.php?article3082&lang=fr
Nessa época o Terra Livre formou-se para organizar o evento, contava com cerca de 10 membros e dava seus primeiros passos.
Foi uma experiência maravilhosa poder ter contato com militantes e estudiosos como os que estiveram presentes no Colóquio.
Lembro que tive especial interesse em Larry por conta de seu livro sobre música anarquista e revolucionária. Ele doou seus livros para o Coletivo e encontram-se no nosso acervo, disponíveis para consulta. São eles:
Tombo: 292
Título: IWW Subtítulo: Le Syndicalisme Révolutionaire aux États-Unis
Autor: Larry Portis Editor: Spartacus Ano: 2003 Língua: fr Páginas: 174
Tombo: 327
Título: French Frenzies Subtítulo: A Social History of Popular Music in France
Autor: Larry Portis Editor: VBW Publishing Ano: 2004 Língua: en Páginas: 214
Tombo: 344
Título: La Canaille! Subtítulo: Histoire Sociale de la Chanson Française
Autor: Larry Portis Editor: Éditions CNT Ano: 2004 Língua: fr Páginas: 224
Larry participou do Colóquio apresentando sua pesquisa sobre os IWW (EUA). Há um artigo dele muito bom sobre o tema no livro que foi lançado no Colóquio:
http://editoraimaginario.webstorelw.com.br/products/varios-historia-do-movimento-operario-revolucionario
O Grupo de Estudos Movimento Operário Autônomo estudou esse artigo num dos encontros ocorridos ao longo desse semestre.
Deixamos registrada aqui a nossa tristeza nesse momento e ao mesmo tempo nossa alegria em ter podido conhecer Larry e compartilhar um pouco de sua vida, experiência, conhecimento e amizade.
Larry, suas palavras continuarão nos inspirando, sempre! Saúde e Anarquia!
Rodrigo Rosa
Biblioteca Terra Livre
* * *
Apresentamos uma tradução livre de nota enviado por Ronald Creagh sobre o companheiro Larry Portis. Fazemos nossas as palavras de Creagh.
“Anuncio com tristeza a morte de Larry Portis, vítima de um infarto no último 4 de junho, professor na Universidade de Montpellier 3.
Filho de operários, estudou história, deixou os EUA em 1977 e passou a ensinar em diversas universidades na França. Autêntico educador, sempre ao lado dos estudantes, em especial dos mais desfavorecidos, em razão de suas origens ou de suas opiniões políticas. É autor de muitos livros e artigos e seu interesse abrange uma rica gama de temas: movimento operário nos EUA, fascismo, canção revolucionária. Escrevia também seu terceiro romance.
Mas acima de tudo Larry era um militante. Discreto e devotado, sua generosidade não tinha limites. Conferencista, suas exposições eram acessíveis a todos.
Com ele, nós perdemos um militante histórico, que foi membro da equipe da editora Spátacus, de 1984 a 1989, colaborou na redação de muitas revistas como “L’Homme et la Société”, “Le Monde libertaire”, “Alternative libertaire”, “Gavroche” e diversas revistas online. Em Montpellier participou da fundação de um coletivo que reagrupou os americanos na região, o Cletivo pela Paz e pela Justiça.
Nós devemos a ele em particular as páginas em inglês de nossa revista online “Divergences”: http://www.divergences.be
E sobretudo, perdemos um amigo, no senso forte do termo, um verdeiro homem de honra.
Reiteramos nosso afeto a todos os seus próximos e especialmente à Christiane e aos membros de sua família.
Larry, você estará presente dentro de todos aqueles que te conheceram ou que leram suas palavras.
Ronald Creagh”
Para saber mais sobre Larry Portis e sua obra:
http://raforum.info/spip.php?rubrique1841
"Apenas anseio a verdade incondicional, tenha ela qualquer nome ou ideologia" Faces da Liberdade

0 comentários:

Veja Tambem